segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Rotularização virtual



Uma coisa que eu nunca entendi, e se alguém souber me explicar eu adoraria ouvir: Por que as redes sociais rotulam a tudo e todos ? Se eu fosse perguntado qual a coisa que mais me irrita nas redes sociais, eu diria que a rotularização é com certeza uma delas. A impressão que me dá, dia após dia, é que a necessidade de auto-afirmação e identificação das pessoas baseadas no que elas pensam, criou uma “modinha”  de definir em uma palavra um grupo de pessoas com ideias. Por exemplo, defini-se pessoas que assistem ao BBB como “burras” ou pessoas adeptas de religiões como “alienadas”.

Pensando de forma racional e simples, o mundo ta muito chato. Ninguém tem o direito de expressar as suas opiniões e gostos sem ser duramente criticado por pessoas “esclarecidas”. Conheço pessoas intelectualmente fantásticas, que lêem livros de filosofia e tudo mais e são realmente muito chatas. Enquanto isso, pessoas que assistem faustão e BBB conseguem ser sempre agradáveis e conversar sobre qualquer coisa. Outro aspecto interessante nisso, é que na internet, todo mundo é culto, todo mundo é inteligente, esclarecido, técnico de futebol, critico social, todo mundo vota certo, todo mundo é engajado politicamente, então eu me pergunto: Por que diabos tanta merda acontece e continua acontecendo ?

Me lembra uma professora que eu tive na faculdade que dizia “As pessoas interpretam papéis em diversos aspectos de suas vidas...”. De fato, é bem isso mesmo, a necessidade de se importar com o que os outros pensam a seu respeito, faz o indivíduo criar um mecanismo de auto-defesa que o força a apontar defeitos alheios ou simplesmente opiniões controversas, simplesmente para criar a falsa impressão daquilo que gostariam de ser ou para não se sentirem “socialmente rejeitadas”. Se eu dissesse que todos na Internet são falsos, estaria exagerando, mas com certeza não somos 100% aquilo que mostramos nas redes sociais.

Basicamente, o que eu quero dizer é que eu assisto BBB e não sou burro nem inteligente por isso, eu sou corinthiano e não sou bandido, sou católico e não sou alienado, ao mesmo tempo que não acho ateus idiotas, assisto UFC e não sou violento, muito menos homossexual (aquela velha história de ver 2 homens se agarrando), votei no PT, sou petista , não sou bandido e não sou convente com a corrupção dentro do partido. Por que eu to dizendo isso ? Apenas pra expressar que você tem que ter personalidade, saber de seus próprios gostos e não estar nem aí pra quem é diferente. E chega de mimimi !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário