segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Facebook, “curtir” com moderação

Se eu chegasse atualmente no meio de qualquer rodinha, reunião ou aglomeração de pessoas e dissesse, o orkut faz mais sentido do que o facebook, provavelmente eu seria vaiado, motivo de chacota e as vezes até de reação explosiva que chegasse às vias de fato, por isso eu não digo o que eu penso na maioria das vezes. Acho realmente que em determinadas situações, o orkut fez mais sentido do facebook, e vou tentar explicar a razão.
Quando surgiu o orkut, tudo era novidade, principalmente no Brasil, então, a febre do orkut praticamente varreu velho hábitos como acessar Mirc (essa é velha hein), ICQ e o bom e velho chat room. De uma certa forma, o orkut fez com que pessoas expusessem suas verdadeiras facetas, intimidade e em várias situações, suas opiniões. Pois bem, o facebook fez quase que a mesma coisa, mas cometeu um erro quase que inperceptível, que foi: dar liberdade de expressão. Você deve estar me achando um maluco falando sobre problemas em se expressar livremente, talvez eu seja mesmo, mas o grande motivo de eu achar isso, é que nem sempre, a gente sabe como falar a coisa certa, e na maioria das vezes, eleva coisas sem importância à máxima potência. O que não quer dizer que coisas boas também não são ditas no FB, tem muita coisa boa sim, mas utilizada de forma correta.
Então você se pergunta, onde entra o orkut nessa história ? Bem, a grande diferença entre orkut e FB é que um visava apenas saber mais sobre a vida da outra pessoa, quais seus gostos, opiniões e fatos da sua vida, o outro, abrange tudo, exatamente tudo o que você pensa, gosta ou faz em um só lugar. Você deve se pensar “oras bolas, mas não é a mesma coisa ?”, e eu te digo, não. A diferença é muito simples ao liberar seu mural, para colocar “tudo” o que você quiser nele, o FB te dá a possibilidade de expor situações que para a maioria das outras pessoas que estão na sua lista de amigos, simplesmente não interessa. No orkut, existiam as “comunidades”, que eram os locais propícios para que se desse a opinião sobre qualquer assunto desejado, deixando que apenas vissem a sua opinião, revolta, gosto excentrico, as pessoas que compartilham deste mesmo gosto que você.
Quantas vezes ao entrar no FB, você não viu na sua página inicial mensagens que absolutamente não te interessam ? Comigo, isso acontece o tempo todo. Por exemplo, não aguento mais ter que ver frases de “pensadores” sobre as vivergências entre ciência e religião. Não tenho mais “saco” (desculpem a palavra) para ver manifestações sobre a sexualidade de uma torcida de futebol, a tendencia ao crime de outra, a idade avançada de outra. Não aguento mais os falsos moralistas criticando programas de televisão, humoristas ou grupos de minoria sobre coisas politicamente corretas.
Agora, sempre que oulo críticas ao orkut, me vem na cabeça o seguinte ? Quantas vezes na sua vida, você viu algo que não queria no orkut ? Nunca ! Isso mesmo, nunca. A primeira crítica que eu sempre vejo: “orkut é coisa de pobre”... e FB por acaso só tem gente da classe A, com alto poder aquisitivo e capacidade intelectual ? Outra bem cumum, “orkut é muito comercial”, e o FB não é ? Não existem links patrocinados por lá ? Grandes marcas não faturam milhões em publicidade por lá ?
Bem, talvez o orkut realmente não seja uma rede social tão eficiente de fato, mas é muito mais legal receber um scrap de uma pessoa perguntando como vc está, o que tem feito, quais as novidades, do que um botãozinho entitulado “Curtir”, que apenas resume que alguém achou aquilo legal.
A liberdade de expressão, de novo ela, deixa que qualquer pessoa assuma o “poder da palavra” sem saber como se utilizar dela. Já fiz amigos em comunidades do orkut, já fiz muitos amigos em chat, mirc, ICQ e até MSN. No FB, acabei perdendo mais amigos do que fazendo, uma vez que como não sou obrigado a ver a “chatice” que todo mundo posta, acabo preferindo excluir da minha lista pessoas que gostava mas que se revelaram aquilo que não precisam ser.
Dito isso, pense no que vai postar no FB, twitter entre outros do gênero, para ver se realmente vale a pena sair pagando de intelectual de Internet, ou simplesmente de chato. Qualquer coisa que vc faz na sua vida, pode ser feita de forma individual, não por tendência ou massificação. Aqueles que abrem a boca de forma erudita pra falar mal da Globo, são os mesmos que enriquecem a conta de um americano com cara de bom moço chamado Mark Zukemberg. Aqueles que se acham inteligentes por não verem esse ou aquele programa, ou por não rirem desta ou daquela piada, são os mesmos que votam em Maluf, Genuíno, Jader Barbalho, Netinho de Paula, Tiririca, Romário, Popó. Aqueles que acham que sabem tudo de futebol e rotulam tudo o que vêem pela frente, com o simples intuito de odiar, são os mesmos que brigam na rua, em casa ou em qualquer lugar.
Você não é inteligente por que pensa diferente das maiorias, você não é “articulado” só por que fala sobre assuntos importantes para um mundo melhor e para resolver os assuntos sócio-econômicos do Brasil e do mundo, e principalmente, as pessoas gostam de você por aquilo que você é, mas te desprezam por aquilo que você mostra ser. Quer saber o que alguém pensa, pergunte, quer um mundo melhor, vote certo, quer dizer do que gosta, mostre o que você gosta e esqueça o que não gosta, respeitando gostos e diferenças. Saudades do orkut, me mandem um scrap, comentem minha foto, mas por favor, não me cutuquem e não saia “curtindo” tudo o que vê pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário